Soluções corporativas de Telecom Expense Management (TEM) surgem no mercado brasileiro como forma de maximizar a utilização dos recursos em Telecomunicações. Estas soluções vão além da gestão de custos das áreas de telefonia fixa, móvel e dados; permitem automatizar o controle e monitoramento de gastos em telecom de forma contínua.
Empresas, públicas e privadas, possuem uma ampla estrutura de Telecom, telefonia fixa, e móvel, em escritórios locais e filiais, para conectar telefones corporativos, computadores, permitir a troca de dados e a comunicação de vídeo. Estes serviços possuem custo elevado, em torno de 3% das receitas de uma empresa, e estão relacionados, principalmente, com gastos do ativo, negociação de contratos com operadoras e, principalmente, erros em contas geradas pelas operadoras de Telecom.
As soluções de TEM possuem o objetivo de zerar erros de billing, ou seja, identificar erros de cobrança e encontrar divergências. Dessa forma, o sistema primeiramente confere o tarifador, afere e, posteriormente, libera a conta para pagamento. Ao comparar diretamente os dados de tarifação e os serviços utilizados, é possível identificar erros na ordem de 10% nas contas telefônicas, a favor do cliente. A ferramenta possibilita ainda analisar os gastos de forma completa, dando visibilidade total dos custos e aumentando a precisão no rateio das despesas de Telecom dentro da empresa.
Existem três maneiras distintas de implantar uma solução de TEM:
* Venda do Software para o cliente: o cliente analisa e gerencia todas as etapas do processo de TEM, com a conferência e aferição das informações e pagamento das contas.
* SaaS – Software as a service: a empresa contrata um fornecedor ou prestador de serviço que disponibiliza o software através de uma rede.
* Outsource Services ou Managed Services: é a contratação de empresas externas responsáveis por realizar todo o serviço que tradicionalmente, é realizado através de recursos e equipes internos.
O mercado de Telecom Expense Management é jovem, composto de pequenas empresas e encontra-se em expansão. No Brasil esse mercado ainda é pouco desenvolvido e essa solução se faz necessária à medida que possibilita as companhias economizar mais de 10% dos gastos anuais com telecomunicações e gerenciar o ativo como um todo.
*Ricardo de Figueiredo Caldas é Engenheiro e Mestre em Engenharia Elétrica pela UnB e presidente da Telemikro - fornecedora de soluções e serviços para Gestão de Telecom.
"Instalação e implementação das soluções, integrações e customizações, transferência de conhecimento, operação assistida e suporte técnico. Contamos com uma equipe prontamente preparada!"
(61) 2196-8000 ou (11) 3323-1988
Trabalhe Conosco: rh@telemikro.com.br