VIDA LONGA AO FAX
Segurança da informação, spam e vírus ameaçam e-mail e fazem com que corporações retornem ao fax, invistam em servidores e novas tecnologias Você pensa que o fax morreu, certo? Contrariando a crença popular, as pessoas continuam utilizando o fax, impulsionando o crescimento da sua tecnologia e permitindo que esta ferramenta não seja suprimida pelo e-mail.
Em 2002, algumas estimativas apontaram que mais de 500 bilhões de páginas de fax foram enviadas em todo mundo. Uma enxurrada de estudos recentes afirma que este indicador está sendo superado a cada dia. Em 2003, um relatório da CAP Ventures, para o mercado europeu de fax e mensagens, revelou que os escritórios e corporações utilizam serviços de fax e que 75% dos entrevistados na Europa esperam que o número de transmissões de fax permaneça no mesmo nível no futuro.
Em outra pesquisa, realizada pela Pitney Bowes, 93% dos trabalhadores alemães afirmaram que enviam fax diariamente e citaram o fax como a ferramenta de comunicação mais utilizada. O mercado e a utilização do fax também foram impulsionados pela recente onda de vírus na Internet. Peter Davidson, um analista americano do mercado de fax, constatou que nunca tivemos, nem presenciaremos, um caso de vírus disseminado por fax.
Ele afirma que: “Ninguém previu que o fax poderia tornar-se uma arma contra vírus e spams nos sistemas de e-mail e contra a ameaça terrorista das cartas enviadas pelo correio. Mas, com sua rapidez, segurança, acessibilidade e compatibilidade jamais pensada, o fax pode ajudar os negócios a se manterem na velocidade necessária”. Não estamos encorajando as pessoas a não utilizarem o correio ou o e-mail. Estamos simplesmente lembrando que o fax é merecedor de consideração como uma opção complementar para entrega de documentos.
Contudo, os sistemas de fax estão mudando e mais companhias estão empenhadas em manter a confiança e a segurança nesta tecnologia para eliminar a ineficiência na entrega e recebimento de documentos. Estima-se que enviar um fax manualmente leva 10 minutos enquanto o envio de fax através da estação de trabalho, utilizando servidor de fax, reduz este tempo em 90%.
Realmente, o fato de enviar documentos utilizando um servidor de fax oferece benefícios consideráveis aos negócios, incluindo uma prova de envio ou recebimento e arquivamento eletrônico de documentos. Os faxes recebidos não precisam ser impressos e podem ser redirecionados para outros destinatários por e-mail. Os documentos enviados a partir do desktop também são muito mais seguros do que as cópias que são distribuídas para uma central de envio.
Existem muitas aplicações nos negócios onde o sistema de fax é a opção mais eficiente e prática, principalmente quando a prova de envio ou assinatura é exigida. Por exemplo, varejistas que vendem produtos de alto valor e enviam formulários de aprovação de crédito para um escritório central utilizam o fax como o método preferido de comunicação. Existem ainda companhias de serviços financeiros, laboratórios e distribuidoras de medicamentos que necessitam contatar milhares de pontos de venda simultaneamente e que usam fax.
A lista é interminável. Muitas organizações estão adquirindo servidores de fax para que a função de enviar e receber documentos esteja integrada ao sistema de e-mail e ofereça uma “caixa de entrada universal”. Grandes empresas estão atualizando os seus sistemas antigos com novos produtos de tecnologia digital e também estão voltando a adotar servidores de fax para enviar e receber documentos, além de customizar aplicações.
Aqui no Brasil, cada vez mais, empresas adquirem servidores de fax. O setor financeiro merece destaque nestas aquisições nos últimos 12 meses. Integrado ao correio eletrônico – ou através de sistemas de ERP e bancos de dados –, os servidores de fax proporcionaram a atualização tecnológica da velha máquina de fax, conferindo vida longa ao fax.
*Ricardo de Figueiredo Caldas é Engenheiro e Mestre em Engenharia Elétrica pela UnB e presidente da Telemikro - fornecedora de soluções estratégicas para gestão de conteúdo corporativo.
"Instalação e implementação das soluções, integrações e customizações, transferência de conhecimento, operação assistida e suporte técnico. Contamos com uma equipe prontamente preparada!"
(61) 2196-8000 ou (11) 3323-1988
Trabalhe Conosco: rh@telemikro.com.br